Vendas na Web - Anuncios imoveis

Pesquisar imóveis:



O portal Vendas na Web usa esse espaço para lhe apresentar as melhores dicas para que está pensando em adiquirir sua casa própria. Aproveite!

Leia como anda o ramo imobiliário e invista conscientemente.

Simplificação administrativa permitiu poupar 480 milhões de euros


O ministro da Justiça afirma que as medidas de simplificação administrativa e de desburocratização no sector permitiram poupanças de 480 milhões de euros aos cidadãos e às empresas.

Segundo Alberto Costa, as reformas postas em prática desde 2005 tornaram desnecessários 4,75 milhões de actos de registo e deslocações de pessoas e empresas, permitindo aos agentes económicos deixar de gastar o equivalente a 0,4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

O ministro, que hoje apresentou dez novas medidas para simplificar o registo predial, lembrou que nos últimos três anos foram criados balcões de Empresas na Hora (ao abrigo da qual já foram registados 43 mil novos negócios), novos serviços online, o cartão único do cidadão, o balcão Casa Pronta e o novo documento único automóvel.

"Colocámos Portugal na liderança do movimento de simplificação administrativo", sublinhou, garantindo que "o caminho percorrido é irreversível".

Governo apresenta balcões únicos para sector imobiliário

Entre as medidas hoje anunciadas conta-se a criação de uma rede de balcões únicos para a prática de diversos actos relativos a imóveis. Esta rede será posta em prática junto das conservatórias ou dos serviços de registo predial, de sociedades de advogados, das câmaras de comércio e indústria, de notários e solicitadores.

"Os cidadãos passam a poder deslocar-se a qualquer uma destas entidades e a praticar os actos relativos a imóveis, com eliminação de deslocações desnecessárias", garante o Ministério da Justiça.

Os 19 balcões "Casa Pronta" existentes, que cobrem 16 municípios e 7 capitais de distrito, vão integrar esta rede e o ministro da Justiça, garante que até ao final do ano a cobertura será nacional.

Segundo o Ministério da Justiça, com a eliminação da obrigatoriedade das escrituras e a promoção obrigatória dos registos, passam a poder existir os serviços de "balcão único", nos quais se pode fazer, entre outros actos, a compra e venda de imóveis, o registo de hipotecas, de doações ou de contratos promessa.

Os interessados em, por exemplo, vender uma casa, podem dirigir-se à conservatória e realizar todas as operações através do balcão "Casa Pronta" ou, em alternativa, conseguir a autenticação do documento particular do contrato de compra e venda e, imediatamente, pedir o registo, isto, num balcão único, segundo o Ministério.

Fonte: Publico.PT. Acessado em 28/02/2008 as 00:00hs.

Notícias anteriores