Vendas na Web - Anuncios imoveis

Pesquisar imóveis:



O portal Vendas na Web usa esse espaço para lhe apresentar as melhores dicas para que está pensando em adiquirir sua casa própria. Aproveite!

Leia como anda o ramo imobiliário e invista conscientemente.

A bolha agora ameaça a Europa


Diante de uma euforia imobiliária que atinge até a pequena Letônia, aumenta a preocupação de que o Velho Continente repita a trágica história dos Estados Unidos.

Por Tatiana Gianini

EXAME Graças a uma oferta generosa de crédito, boa parte da classe média começa a hipotecar suas residências, trocando-as por imóveis maiores, e a demanda aquecida faz com que os preços fiquem supervalorizados. Depois de anos de exuberância, porém, a bolha especulativa estoura. As taxas de inadimplência começam a subir, os bancos que concederam os empréstimos registram rombos históricos, e o prejuízo acaba se alastrando para a economia do país, com efeitos funestos. O roteiro desse filme, que terminou em tragédia nos Estados Unidos, ameaça agora se repetir na Europa. Pelo menos a primeira parte da história -- a da supervalorização imobiliária -- já é visível no mercado europeu. O fenômeno foi dimensionado por um trabalho realizado recentemente pelo Deutsche Bank Research, braço de pesquisa do Deutsche Bank, da Alemanha. De acordo com o estudo, vários mercados europeus apresentaram taxas anuais de crescimento de mais de dois dígitos na última década. Um destaque foi a Irlanda, com valorização de 300% no período. Mais recentemente, o mesmo processo começou a ocorrer em países do Leste Europeu, como a minúscula Letônia, cujos preços subiram 150% entre 2004 e 2006 (veja quadro na pág. ao lado). "Existem exageros que precisam de correção", afirmou a EXAME Tobias Just, do Deutsche Bank Research, em Frankfurt.

A exemplo do que ocorreu nos Estados Unidos, a economia aquecida, o aumento de renda da população e a oferta generosa de crédito estão por trás da supervalorização na Europa. "Atrelado à explosão dos financiamentos, houve um lançamento recorde de imóveis no continente", afirma Just. Isso é fácil de ser notado em grandes centros, como Londres, onde há atualmente uma oferta enorme de propriedades. Entre os segmentos que registram forte expansão na capital inglesa encontra-se o de alto luxo, formado por imóveis de centenas de milhares de dólares em bairros como Chelsea e Belgravia. Um dos produtos oferecidos atualmente nesse nicho é o condomínio One Hyde Park, um complexo de 86 flats dispostos em quatro torres envidraçadas em frente a um dos cartões-postais de Londres, o Hyde Park. Cada apartamento custa pelo menos 7,8 milhões de dólares e uma das coberturas foi comprada por estratosféricos 197 milhões de dólares pelo xeque Hamad bin Jassim bin Jabr al-Thani, ministro das Relações Exteriores do Catar. As obras do One Hyde Park já começaram e a previsão de conclusão é para 2009.

Fonte: Portal EXAME. Acessado em 28/02/2008 as 00:00hs.

Notícias anteriores